Artigos

 

A importância do discurso no casamento

POR CASEME | 24 OUTUBRO 2016  – Foto: Luciano Moraes – @moraesluciano_

O casamento é um marco na vida de um casal, momento de oficializar a união diante da família, amigos e todos que fizeram parte da história dos noivos. A cerimônia é muito importante e, para isso, o cuidado na escolha do celebrante para abençoar a união é fundamental.

“A palavra dita ao seu tempo tem o grande poder de penetrar os corações e mentes, um importante meio de elevar os pensamentos e emoções. Expressamos as intenções do nosso coração e também uma filosofia, um sonho, assim podemos planejar, dialogar, aprender e ensinar no momento da união”.

Há noivos que desejam algo diferente que tenha a ver com a sua filosofia de vida e no que acreditam. Muitos professam alguma religião, mas não são praticantes, outros professam religiões diferentes ou não são adeptos a nenhuma crença. O discurso do celebrante tem extrema importância em uma cerimônia.

Para realização de uma linda celebração deve haver empatia entre os noivos e o celebrante. Isso funciona como agente de conforto no ato da celebração em que conduzirão todo o momento como planejaram, e principalmente estarem preparados para alguma eventualidade. Para que isso aconteça vale a pena alguns encontros antes do evento, até com ensaios se possível.

De acordo com o celebrante Bene Max, com experiência de mais de nove anos, as palavras possuem um fator peculiar no processo educativo, é um importante instrumento capaz de correção e mudanças de rumos, sendo apta para o discernimento e intenções dos pensamentos.

“Numa celebração matrimonial, o discurso é fundamental, pois por meio dele que expressamos o amor e a sua atuação nos relacionamentos humanos.“– Bene Max

Um discurso moderno, com foco nos dias atuais, é centrado no indivíduo como agente único na contribuição de uma parceria, na construção e desenvolvimento do núcleo familiar. Resgatando questões pessoais fundamentais e primárias no relacionamento da pessoa com ela mesma, que estão esquecidas e são básicas no desenvolvimento e manutenção de relacionamento à dois.

“Preparo um discurso personalizado para o relacionamento amoroso com enfoque filosófico e psicológico, utilizando textos de grandes pensadores, poetas, educadores, compositores, filósofos e psicólogos. Sempre pesquiso muito, converso com os noivos para conhecê-los, assim consigo preparar algo exclusivo para cada um. Algumas pessoas que estavam em cerimônias que realizei, após o discurso, vieram me falar da importância do que foi abordado durante a cerimônia, que serviu como instrução, ajuda e direção para a vida pessoal, e muitas vezes direcionada a outros projetos e situações fora da vida matrimonial”, afirma Bene Max.

“O discurso enaltece a união, tornando a cerimônia na concretização de um sonho, um momento importante na vida do casal. As palavras e os gestos nos marcam e nos emocionam, e tem a capacidade de transformar tudo numa inesquecível lembrança do casal, famílias e amigos.“, enfatiza.

Embora celebração e cerimônia sejam parecidas, existe uma diferença, cada uma carrega uma peculiaridade: a celebração, por exemplo, trata-se do ato de celebrar, assistir em grande número e solenemente festejar; já a cerimônia são conjuntos de atos formais e solenes, portanto, no momento da realização do casamento as duas estão presentes, então a tensão fica maior devido ao misto de festejar com solenidade. Por este motivo, geralmente, os noivos chegam ao altar um pouco tensos, pois ali é o momento em que tudo começa, eles querem que tudo saia perfeito, exatamente como planejaram.

Tudo que é proferido em uma celebração funciona como diretrizes e conselhos para a construção e a manutenção do relacionamento do casal. O celebrante deve ter o conhecimento de que quem celebra o casamento são os noivos, e cabe ao celebrante o papel de proporcionar um ambiente facilitador para que o casal possa se declarar um ao outro, falar os votos, à frente de testemunhas presentes, como os padrinhos, parentes e amigos.

A empatia do casal com o celebrante é peça fundamental para tornar o seu casamento, celebração e cerimônia, único!

Bene Max iniciou no mercado de casamentos cantando em corais, dentro de igrejas e espaço para eventos. “Em uma determinada ocasião, o casal havia contratado um padre que não compareceu na cerimônia e a noiva, já aos prantos, dizia que tinha preparado tudo com tanto carinho, mas que não teria essa bênção. Depois de muito analisar, pensar, conversei com o casal e disse que poderia ajudá-los. Separei algumas passagens da bíblia e fiz a celebração. Na sequência, recebi muitos elogios e convites, assim permanece até hoje”, comemora.

Bene tem escritório em São Paulo, mas viaja pelo Brasil para oficializar e encantar em diversas uniões.

 

Fonte: POR CASEME | 24 OUTUBRO 2016